
Trabalhadores de mais de cem portos europeus terminam hoje de cumprir dois dias de greve em protesto contra uma proposta de directiva de livre concorrência que será amanhã quarta-feira no Parlamento Europeu e que segundo os sindicatos do sector ameaça os postos de trabalho e a segurança dos portos.
A directiva comunitária prevê que as empresas de navegação e armadores possam utilizar o seu próprio pessoal para fazer as cargas e descargas nos portos. O objectivo da directiva é estimular a concorrência na prestação de serviços de carga e descarga, manutenção, reboque, pilotagem e distribuição nos portos europeus. A paralisação foi convocada pelos sindicatos de todos os portos da União Europeia que alegam que esta directiva vai pôr em causa a segurança dos próprios portos. Esta foi a razão da Greve de 2 dias, que paralizou todos os portos Europeus entre os dias de ontem e hoje até ás 24h.
A paralisação em Portugal poderá provocar os 50 milhões de euros de prejuízo, número avançado pelo o presidente da Comunidade Portuária de Lisboa ao Jornal de Noticias.
Facto Negativo : «Pelo menos 200 metros quadrados de janelas foram partidos e a fachada foi danificada em vários pontos», indica um comunicado do serviço de imprensa do Parlamento Europeu. Segunda-feira doze polícias ficaram feridos, um deles com gravidade, e treze manifestantes foram detidos no decurso do protesto, essencialmente belgas e holandeses. A investigação prosseguia esta manhã sobre os estragos causados durante o desfile organizado nas ruas de Estrasburgo e depois perante o Parlamento Europeu, onde as forças policiais acabaram por dispersar com gás lacrimogéneo e um canhão de água várias centenas de manifestantes que atiravam pedras.
Amanhã esperamos então que os Portos Portugueses voltem á sua normalidade, estando prevista uma semana bastante complicada para quem estiver a trabalhar (não é o meu caso pois estou de férias ) pois há que carregar tudo numa semana de 3 dias como irá ser esta até ao fim.
Opinião : Se os rapazes já trabalhavam mal, e com muito pouca dedicação, agora pode ser que abram os olhos e dem mais valor ao excelente “emprego” que tem… não façam guerras estúpidas que apenas vos podem prejudicar, como a que fizeram no quente ano de 2003.
Sem comentários:
Enviar um comentário