janeiro 17, 2006

Portugal - Horário de Abertura : dia 18/01/06 ás 00:01

Está a chegar ao fim a greve em que os estivadores fecharam a Europa à circulação de mercadorias.
Trabalhadores de mais de cem portos europeus terminam hoje de cumprir dois dias de greve em protesto contra uma proposta de directiva de livre concorrência que será amanhã quarta-feira no Parlamento Europeu e que segundo os sindicatos do sector ameaça os postos de trabalho e a segurança dos portos.
A directiva comunitária prevê que as empresas de navegação e armadores possam utilizar o seu próprio pessoal para fazer as cargas e descargas nos portos. O objectivo da directiva é estimular a concorrência na prestação de serviços de carga e descarga, manutenção, reboque, pilotagem e distribuição nos portos europeus. A paralisação foi convocada pelos sindicatos de todos os portos da União Europeia que alegam que esta directiva vai pôr em causa a segurança dos próprios portos. Esta foi a razão da Greve de 2 dias, que paralizou todos os portos Europeus entre os dias de ontem e hoje até ás 24h.
A paralisação em Portugal poderá provocar os 50 milhões de euros de prejuízo, número avançado pelo o presidente da Comunidade Portuária de Lisboa ao Jornal de Noticias.

Facto Negativo : «Pelo menos 200 metros quadrados de janelas foram partidos e a fachada foi danificada em vários pontos», indica um comunicado do serviço de imprensa do Parlamento Europeu. Segunda-feira doze polícias ficaram feridos, um deles com gravidade, e treze manifestantes foram detidos no decurso do protesto, essencialmente belgas e holandeses. A investigação prosseguia esta manhã sobre os estragos causados durante o desfile organizado nas ruas de Estrasburgo e depois perante o Parlamento Europeu, onde as forças policiais acabaram por dispersar com gás lacrimogéneo e um canhão de água várias centenas de manifestantes que atiravam pedras.

Amanhã esperamos então que os Portos Portugueses voltem á sua normalidade, estando prevista uma semana bastante complicada para quem estiver a trabalhar (não é o meu caso pois estou de férias ) pois há que carregar tudo numa semana de 3 dias como irá ser esta até ao fim.

Opinião : Se os rapazes já trabalhavam mal, e com muito pouca dedicação, agora pode ser que abram os olhos e dem mais valor ao excelente “emprego” que tem… não façam guerras estúpidas que apenas vos podem prejudicar, como a que fizeram no quente ano de 2003.

Sem comentários: