junho 11, 2006

É hoje!

Portugal vai apresentar-se logo à noite praticamente com o mesmo "onze" que fez a parte final do Euro 2004 - excepção para o lesionado Jorge Andrade. Costinha é dado adquirido, apesar de estar ainda longe da sua melhor forma.
Deco, "tocado" no treino de quinta-feira, trabalhou ontem à parte já em Colónia, aparentemente por precaução - e Luiz Filipe Scolari afiançou, ainda na sexta-feira, que o usaria se o jogo decorresse nesse mesmo dia. Ainda no meio-campo, resta saber se o seleccionador brasileiro opta por Petit ou Maniche. O último foi titular no particular frente ao Luxemburgo, em Metz, mas Portugal esteve muito melhor na segunda parte, com o "trinco" do Benfica em campo. Ao longo desta semana, Scolari deu a indicação de que Costinha e Petit seriam os eleitos - isto nos treinos abertos, não se sabe o que aconteceu à porta fechada. Por outro lado, ambos os jogadores até poderão entrar, com Costinha de fora. As alternativas não se esgotam e caso Deco não jogue, Figo poderá passar para "10", como foi testado em Metz, também com Simão em campo.
Angola apostará num "4-3-3" Dúvidas que serão desfeitas cerca de uma hora antes do encontro, quando forem divulgadas as equipas oficiais. Até porque do lado de Angola, o seleccionador Oliveira Gonçalves não anunciou o "onze". Mas aqui as incertezas também não são muitas. A táctica passará por um "4-3-3", com João Ricardo na baliza, uma defesa com Loco, Jamba, Kali e Delgado, um meio-campo com André e Figueiredo, mais recuados, e Mateus e os extremos Zé Kalanga e Mendonça no apoio a Akwa. O perigo de jogar com um estreante Pela primeira vez num Mundial, Angola é uma equipa inexperiente - que Portugal já conhece (e goleou) -, composta por muitos jogadores que alinham em clubes portugueses, sobretudo em escalões secundários. Mas chegou à Alemanha e é garantido que tudo fará para ganhar. Por outro lado, a Selecção Nacional sabe - da pior forma - o quanto perigoso pode ser uma estreia numa grande competição: tal aconteceu no Mundial 2002 (2-3 com os Estados Unidos) e no Euro 2004 (1-2 com a Grécia).
Mais, na Alemanha já houve espaço para surpresas: a vitória por 2-0 do Equador sobre a Polónia e o empate 0-0 entre Trinidade e Tobago e a Suécia

Equipas prováveis
Angola: João Ricardo; Loco, Jamba, Kali e Delgado; André e Figueiredo; Mateus; Zé Kalanga, Mendonça e Akwá.
Portugal: Ricardo; Miguel, Fernando Meira, Ricardo Carvalho e Nuno Valente; Costinha, Maniche (Petit) e Deco; Figo, Cristiano Ronaldo e Pauleta.
O jogo vai ser dirigido pelo árbitro Jorge Larrionda, do Uruguai. Tem transmissão directa na SIC e pode também ser acompanhado em tempo real no site SIC Mundial.
Os outros jogos do dia Às 14h00, em Leipzig, alinham a Sérvia e Montenegro e a Holanda, no último jogo da primeira jornada do Grupo C - o "grupo da morte", onde a Argentina já lidera depois da vitória frente à Costa do Marfim.
Ainda antes de Portugal entrar em campo, Irão e México abrem a jornada do Grupo D, às 17h00, no estádio de Nuremberga.

Com Lusa

Sem comentários: