janeiro 23, 2007

Conhecidos os principais nomes da corrida aos Óscares

O musical "Dreamgirls", baseado na vida artística das Supremes e realizado por Bill Condon, é o favorito à 79ª edição dos Óscares, com oito nomeações, anunciou hoje a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Apesar de liderar a corrida, "Dreamgirls", que se estreia em Portugal a 1 de Março, foi excluído de dois dos mais importantes prémios: melhor filme e melhor realizador. Eddie Murphy e Jennifer Hudson estão nomeados como actores secundários por "Dreamgirls". "Babel", de Alejandro González Iñárritu, surge com sete nomeações.
Sem grandes novidades em relação aos vencedores dos Globos de Ouro, a lista dos nomeados coloca frente a frente Clint Eastwood ("Cartas de Iwo Jima"), Martin Scorsese ("Entre Inimigos"), Stephen Frears ("A Rainha") e Alejandro Gonzalez Iñárritu na corrida para melhor realizador. A surpresa nesta categoria é a nomeação de Paul Greengrass pelo filme "United 93", que recupera o drama dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. Para melhor filme, o destaque vai para a nomeação da produção independente "Uma família à beira de um ataque de nervos", do casal Jonathan Dayton e Valerie Faris. Nesta categoria estão ainda, sem surpresas, "Babel", "Entre Inimigos", "Cartas de Iwo Jima" e "A Rainha". Clint Eastwood viu ficar de fora "As bandeiras dos nossos pais", a visão do lado norte-americano da batalha com os japoneses durante a segunda guerra mundial. Na interpretação feminina, a Academia nomeou pela primeira vez uma actriz espanhola, Penélope Cruz, pela interpretação de Raimunda no filme "Volver" de Pedro Almodóvar. No entanto, Penélope Cruz enfrenta a concorrência de Helen Mirren ("A Rainha"), que venceu um Globo de Ouro, Judy Dench ("Notes on a scandal"), Kate Winslet ("Pecados íntimos") e Meryl Streep ("O Diabo veste Prada"). Na interpretação masculina, Leonardo DiCaprio foi nomeado por "Diamante de Sangue", Peter O'Toole por "Vénus", Will Smith por "The Pursuit of Hapiness", Ryan Gosling por "Half Nelson" e Forest Whitaker por "O último rei da Escócia", que lhe garantiu um Globo de Ouro. A melhor fotografia irá distinguir um destes filmes: "A Dália Negra", "O Ilusionista", "Os filhos do homem", "O Terceiro Passo" ou "El Laberinto del fauno". Para o Óscar de melhor filme estrangeiro, a maior ausência é "Volver", de Pedro Almodóvar, realizador já nomeado e premiado anteriormente pela Academia. Desta vez foram nomeados "El Laberinto del fauno" (México) "After The Wedding" (Dinamarca), "Indigènes" (Argélia), "Water" (Canadá) e "THe Lives of Others" (Alemanha). Na animação estão nomeados "Cars", "Happy Feet" e "Monster House".
A 79ª edição dos Óscares decorrerá a 25 de Fevereiro numa cerimónia no Kodak Theatre, em Los Angeles. A apresentação estará a cargo da comediante Ellen Degeneres.

Sem comentários: